Como ganha dinheiro o ISIS? Quem o financia?

É assombrosa as conquistas que o Isis teve em pouco tempo de existência. Foram casas, cidades, armamentos, formação e treinamento e a proclamação de um Estado Islâmico. Não é de se espantar que tudo isso tenha acontecido em poucos anos se o investimento de muito dinheiro. Mas a grande questão é, de onde vem a parte financeira?


Na tomada de Mosul foram saqueados $500 bilhoes de Dinar Iraquiano ( +- $420 milhoes de dolares). Autoridades iraquinas estimam que hoje o ISIS tem cerca de US$ 2 bilhões em seu caixa de guerra.
Governo dominado pelos xiitas do Iraque acusa Arábia Saudita de apoiar os jihadis ISIS. Na terça-feira (17/06/2014), Premier iraquiano Nouri al-Maliki disse que "temos Arábia Saudita como responsável" pelo apoio financeiro e moral dada a ISIS.  (dw.de)
Os Estados Unidos, que é aliado à Arábia Saudita rechaçou essa acusação. Jen Psaki, porta-voz americano disse que essa acusações são "imprecisas e humilhante".

Dinheiro dos Estados do Golfo?


    "Não há nenhuma prova de acesso público que o governo de um estado tem estado envolvido na criação ou financiamento de ISIS como uma organização ", disse Charles Lister, Visiting Fellow no Centro Brookings Doha, no Qatar, uma subsidiária da os EUA think-tank Brookings instituição.

    Mas há controvérsia,  "O mais importante fonte de financiamento ISIS (..)tem sido o apoio dos países do Golfo, principalmente a Arábia Saudita, mas também Qatar, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos" disse  Günter Meyer, Diretor do Centro de Pesquisa no Mundo Árabe. Segundo ele três quartos da população Síria são sunitas, mas a síria é governada por uma minuria xiita chamada alaulitas. Também acrescentou que o dinheiro pode ter vindo não obrigatoriamente do governo, mas de muitos ricos sauditas.

    Dinheiro vindo da extração de petróleo?

    Segundo Meyer o ISIS ganha um renda extra com a extração de petróleo.

    "ISIS foi capaz de obter campos de petróleo sob seu controle. Eles usam caminhões para trazer petróleo ao longo da fronteira para a Turquia. Essa é uma importante fonte de financiamento para eles"
    Entretanto para  Charles Lister o ISIS são capazes de ser auto financiados, principalmente pelas suas associações com comerciantes por conta do controle das exportações na cidade de Mosul. As exportações afetam a economia local desde as pequenas empresas até grandes companhias e o ISIS domina o setor. 


    Dinheiro vindo da Guerra ( Jihad ) e outras fontes.

    O ISIS saqueou o banco central, em Mosul, o equivalente a US$ 429 milhões. Com esse valor pode-se pagar 60 mil combatentes durante um ano. O número pode ser maior se juntarmos outros bancos saqueados e outras fontes de financiamento ditas acima.

    Conforme inforgráfico abaixo, acrescentamos além do citado , fosfato, cimento, trigo esquestro.

     
    Tudo isso faz do Estado Islamico a organização terrorista com a carteira mais cheia de dólares.

    Como o Dinheiro é gasto:

    Hoje o ISIS conta com apenas 10 mil combatentes, mas não se sabe ao certo como ele gasta o seu dinheiro. Segundo Charles Lister,  "Supõe-se que ISIS paga os combatentes estrangeiros em suas fileiras, mas talvez ele paga todas as suas tropas", entretanto não é só isso que consta  na lista de débitos pois "nas áreas sob controle ISIS, a organização subsidia pão, água e combustível, e também financia a manutenção e exploração de serviços públicos básicos. Tudo isso custa dinheiro."


    Para Meyer o restante do dinheiro é gasto com armamentos. Ele diz que " o seu poder financeiro atual, será fácil para ISIS para comprar armas de alta qualidade adicionais nos mercados de armamento internacionais."

    PARA SABER MAIS

    É sobre a origem dos armamentos do ISIS que iremos falar em nosso próximo post, por isso curta nossa FanPage clicando aqui sem se esquecer que deves marcar para receber notificações (só assim ficarás bem informado).

    Comente com o Facebook:


    EmoticonEmoticon