É assombrosa as conquistas que o Isis teve em pouco tempo de existência. Foram casas, cidades, armamentos, formação e treinamento e a proclamação de um Estado Islâmico. Não é de se espantar que tudo isso tenha acontecido em poucos anos se o investimento de muito dinheiro. Mas a grande questão é, de onde vem a parte financeira?
Na tomada de Mosul foram saqueados $500 bilhoes de Dinar Iraquiano ( +- $420 milhoes de dolares). Autoridades iraquinas estimam que hoje o ISIS tem cerca de US$ 2 bilhões em seu caixa de guerra.
Governo dominado pelos xiitas do Iraque acusa Arábia Saudita de apoiar os jihadis ISIS. Na terça-feira (17/06/2014), Premier iraquiano Nouri al-Maliki disse que "temos Arábia Saudita como responsável" pelo apoio financeiro e moral dada a ISIS. (dw.de)Os Estados Unidos, que é aliado à Arábia Saudita rechaçou essa acusação. Jen Psaki, porta-voz americano disse que essa acusações são "imprecisas e humilhante".
Dinheiro dos Estados do Golfo?
| Mas há controvérsia, "O mais importante fonte de financiamento ISIS (..)tem sido o apoio dos países do Golfo, principalmente a Arábia Saudita, mas também Qatar, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos" disse Günter Meyer, Diretor do Centro de Pesquisa no Mundo Árabe. Segundo ele três quartos da população Síria são sunitas, mas a síria é governada por uma minuria xiita chamada alaulitas. Também acrescentou que o dinheiro pode ter vindo não obrigatoriamente do governo, mas de muitos ricos sauditas. |
Dinheiro vindo da extração de petróleo?
Segundo Meyer o ISIS ganha um renda extra com a extração de petróleo."ISIS foi capaz de obter campos de petróleo sob seu controle. Eles usam caminhões para trazer petróleo ao longo da fronteira para a Turquia. Essa é uma importante fonte de financiamento para eles"Entretanto para Charles Lister o ISIS são capazes de ser auto financiados, principalmente pelas suas associações com comerciantes por conta do controle das exportações na cidade de Mosul. As exportações afetam a economia local desde as pequenas empresas até grandes companhias e o ISIS domina o setor.
Dinheiro vindo da Guerra ( Jihad ) e outras fontes.
O ISIS saqueou o banco central, em Mosul, o equivalente a US$ 429 milhões. Com esse valor pode-se pagar 60 mil combatentes durante um ano. O número pode ser maior se juntarmos outros bancos saqueados e outras fontes de financiamento ditas acima.
Conforme inforgráfico abaixo, acrescentamos além do citado , fosfato, cimento, trigo esquestro.
Tudo isso faz do Estado Islamico a organização terrorista com a carteira mais cheia de dólares.
Como o Dinheiro é gasto:
Hoje o ISIS conta com apenas 10 mil combatentes, mas não se sabe ao certo como ele gasta o seu dinheiro. Segundo Charles Lister, "Supõe-se que ISIS paga os combatentes estrangeiros em suas fileiras, mas talvez ele paga todas as suas tropas", entretanto não é só isso que consta na lista de débitos pois "nas áreas sob controle ISIS, a organização subsidia pão, água e combustível, e também financia a manutenção e exploração de serviços públicos básicos. Tudo isso custa dinheiro."Para Meyer o restante do dinheiro é gasto com armamentos. Ele diz que " o seu poder financeiro atual, será fácil para ISIS para comprar armas de alta qualidade adicionais nos mercados de armamento internacionais."
EmoticonEmoticon