Como rezar o rosário meditando

Tags

Sempre quando quando busco como rezar o terço, só encontro na internet a forma vocal de se fazer isso, deixando vários aspectos de fora como a forma de se concentrar e meditar. Mas de repete, no site A VIDA SACERDOTAL encontro um texto em espanhol que responde essas dúvidas, e eu não podia deixar de repassar isso a vocês, nobres leitores.
Como rezar o terço da forma correta? É obrigatório sua meditação? Como tirar melhor proveito do terço? As distrações invalidam o terço? dentre outras questões é o que esse texto ANTONIO ROYO MARÍN, (traduzido por mim) tenta responder.

O SAMTO ROSÁRIO, PRESENTE DILETO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA ANTONIO ROYO MARÍN, O.P.

Sempre quando quando busco como rezar o terço, só encontro na internet a forma vocal de se fazer isso, deixando vários aspectos de fora como a forma de se concentrar e meditar. Mas de repete, no site A VIDA SACERDOTAL encontro um texto em espanhol que responde essas dúvidas, e eu não podia deixar de repassar isso a vocês, nobres leitores.
Como rezar o terço da forma correta? É obrigatório sua meditação? Como tirar melhor proveito do terço? As distrações invalidam o terço? dentre outras questões é o que esse texto ANTONIO ROYO MARÍN, (traduzido por mim) tenta responder.

De que modo podes rezar eficazmente o Rosário?
Para obter do santo rosário toda sia eficacia intercessora e santificadora, é evidente que não basta reza-lo de uma maneira mecânica e distraída, como poderia fazer uma finta k-7.  É preciso rezar digna, atenta e devotamente como qualquer outra oração vocal.
Em Teoria tem que reconhecer que é difícil rezar bem o Rosário, precisamente porque há que juntar a oração vocal com a mental, sob pena de invalidar-lo em quanto Rosário. Então na prática é fácil encontrar algum procedimentos que ajudam eficaz para fazer a oração e ao piedosa dessa grande devoção mariana.

O Rosário deve ser rezado dignamente.


Esta primeira condição exige, como programa mínimo, que a oração do rosário se faça de maneira decorosa, como corresponde a Majestade de Deus a quem principalmente dirigimos nossas orações.
A melhor forma é rezar-lo de joelho ante ao sacrário ou ante a uma imagem de Maria, mas pode rezarem qualquer outra postura digna, modestamente sentado, passeando pelo campo, etc. Seria indecoroso rezar-lo na cama (exceto por razões de doenças) ou interrompendo-o constantemente para responder coisas diferentes da oração ou em lugar publico e lotado onde manter a atenção seja impossível.
A ATENÇÃO DEVIDA NO ROSÁRIO
O rosário deve ser rezado atentamente. A atenção necessária para evitar a irreverencia que seria voluntária. Como poderemos querer que Deus nos escute se nós não queremos nos escutar?
No entanto, nem toda distração é culpável. Nós não temos o controle despótico de nossa imaginação, mas apenas o politico e não podemos que nos escape sem permissão, como um servo indomável e desobediente, que é esta tal “casa de loucos” (a imaginação). As distrações voluntarias não interferem no mérito e na intercessão dessa oração, contanto que se faça o possível para conter-las e evitar-las. Escutemos Sto Tomás explicando admiravelmente esse ponto interessantíssimo ao perguntar ” se a oração deve ser atenta ”
Esse problema afeta principalmente a oração vocal. E para resolve-la com razão, devemos em primeiro lugar distinguir o que é bom e o que é absolutamente necessário. Claramente, para o propósito da oração é melhor ter cuidado. No entanto, se você olhar para o que é absolutamente necessário, uma distinção em oração um triplo efeito: meritório, intercessão e certo deleite espiritual na alma de quem reza.
Para efeitos meritórias e intercessória não precisa ser oração atenta de forma corrente constante (ou seja, todos e cada um dos momentos), mas o suficiente é bastante cuidado e virtual, que é aquele que foi para o topo oração e perdura por toda ela embora distrações involuntárias ocorrer. Claro que, se perder a primeira intenção, a oração de intercessão ou não ser meritório. Em vez disso, o foco atual é absolutamente necessário para deleite espiritual que traz a oração fervorosa que é inconsistente com a distração, ainda que involuntariamente.
Note-se também que na oração vocal pode ser uma atenção tripla. A primeira e mais imperfeito se refere à pronúncia correta das palavras que a compõem. O segundo é fixo no sentido dessas palavras. O terceiro, por fim, trabalha duro no final da frase, isto é, em Deus e na coisa pela qual oramos. O último é o mais importante e necessário, e até mesmo as pessoas podem tê-lo míope e não entendem o significado das palavras que eles falam (por exemplo, para a oração em latim). Este último pode ser tão intensa atenção para arrebatar a mente para Deus, a ponto de ‘cegar-nos para tudo o resto.
DICAS PARA BEM REZAR O ROSÁRIO
 Tendo em conta estes princípios do Doutor Angélico e facilitar o atendimento na recitação do Santo Rosário e dela extrair a máxima eficácia santificadora, pode seguir o seguinte método, que tem sido usado com sucesso por muitas pessoas que sofrem distrações rezando a mesma:
1 °. Durante a oração do Senhor, definido apenas no maravilhoso senso de cada uma das palavras, sem qualquer pensamento do mistério correspondente do Rosário, como é psicologicamente impossível atender de forma eficaz a duas coisas ao mesmo tempo.
2a. Durante a recitação dos três primeiros Aves Maria, fixos apenas no sentido daqueles Ave-Marias, saudando a Virgem com eles sem ter qualquer conta pertencente ao mistério, pela razão já foi dito.
3 °. Durante a recitação de três Ave-Marias, pensar apenas no mistério correspondente é orar sem qualquer pensamento das Aves Marias que são recitados.
4 °. Durante o final de três ou quatro Ave-Marias, pensar apenas as consequências práticas decorrentes do mistério correspondente (por exemplo, humildade de Maria, o seu amor da cruz, etc)
5 °. Durante o Gloria, pense só com ele para glorificar a Santíssima Trindade.
Em segundo lugar, rezar o Rosário devotamente é obrigação. A devoção é um humor mordaz para as coisas relativas ao serviço de Deus. É impossível que a alma não se sinta tão cheio de devoção se reza o rosário tão perfeitamente como é possível.
Uma coisa importante a notar aqui tem. O principal objectivo de qualquer oração vocal ou mental é unir a alma com Deus, da maneira mais íntima possível. Tudo o resto, incluindo a súplica das graças que pedimos, é secundário para este fim supremo. Donde se segue que, se durante o rosário ou qualquer outra oração vocal não obrigatório a alma cheia de amor de Deus tão intensamente sentiu que a oração vai ser muito dolorosa ou quase impossível, deve ser interrompido imediatamente Oração sem escrúpulos, para “deixar-se queimar em silêncio” para que chama de amor viva “quem sabe a vida eterna e paga todas as dívidas”, como São João da Cruz diz.
O Rosário nas condições que acabamos de mencionar é uma das maiores e claros sinais de predestinação de que podemos alcançar neste mundo, para reunir a eficácia infalível da oração de intercessão da perseverança final ea poderosa intercessão de Maria como um mediador universal de todas as graças. Que Deus conceda a cada um dos leitores o desejo ardente de um grande devoto da Virgem em sua dupla invocação de Carmen e Rosario:
Quando com mortalha branca
cobrindo despojos meus,
Salva-me o seu escapulário
e tenham meus dedos frios
contas de teu Rosário!



Comente com o Facebook:


EmoticonEmoticon